segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

O PAPEL DA ESPOSA

Depois de haver criado o homem, disse Deus: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea” (Gn. 2:18). Visando pôr fim a solidão do homem, Deus da “costela que tomara do homem, fez a mulher” (Gn. 2:22). As funções da esposa são cheias de desafio. Ela é mais do que mãe, amante e companheira. O diagrama abaixo apresenta as várias funções da esposa, que vamos analisar daqui em diante.

A) A ESPOSA COMO AUXILIADORA.

A mulher foi criada para ser a amável companheira do homem e sua auxiliadora. Daí, ela ser participante da responsabilidade de Adão e com ele cooperar no plano de Deus para a vida dele e da família. O papel da mulher desde então, junto ao seu marido e ao seu lar, é de fundamental importância. “Auxiliadora” é aquela que pode suprir as necessidades do cônjuge adequadamente. .

Dentre os muitos pontos que salientam o papel da esposa como auxiliadora do marido, destaca-se: .

- Auxiliadora no sentido afetivo. Ela é mulher de um só homem - o seu marido. Ela se entrega a ele com amor e inteireza de coração. - Auxiliadora no sentido social. Ela contribui no sentido de conser- var a imagem do seu marido como um homem de bem diante da igreja e da sociedade das quais são parte inseparável. .

- Auxiliadora no sentido profissional. A influência e o auxílio da esposa nesta área é de singular importância. Que ela possa exercê-la positivamente, acompanhando-o, incentivando-o, contribuindo nas decisões e levando o marido a superar as crises que porventura possam advir nesta área. .

- Auxiliadora no sentido espiritual. A esposa espiritual ela agirá para com seu marido como o “bom samaritano”, lhe estendendo a mão e o ajudando. Nunca se agirá como o levita ou o doutor da lei que ficou distante. .

Efésios 5:22 apresenta a seguinte orientação para as mulheres: “sejam submissas aos seus maridos”, isto é, que se sujeitem a eles. O verso 22 de ser seguido pelo 18, que ordena que ela seja cheia do Espírito Santo. Se ela tiver a verdadeira plenitude do Espírito, isto a capacitará a submeter- se ao marido, em amor. Neste ponto, é conveniente uma advertência para a mulher do século XXI. Não se deixe levar nem se deixe iludir pelos falsos ensinos que campeiam por aí. A Bíblia ensina que a atitude da mulher para com o marido deve ser de consideração, respeito e submissão. .

A palavra submissão não significa que ela deva ser destituída de todos os direitos, acorrentada, reduzida à condição de “escrava”. Pelo contrário, a submissão deve dar-lhe mais liberdade – pois ela está obedecendo à lei de Deus e seguindo o caminho da justiça. Submissão não significa repressão e silêncio; não é encerrar a mulher em um campo de concentração. .

Ser uma verdadeira auxiliadora significa ajudar o marido, contribuindo com suas idéias, discernimentos e intuições. Submeter-se não implica em fechar a boca, parar de pensar e raciocinar, ou perder sua própria individualidade. A verdadeira submissão tem sua força plena, quando as atitudes da esposa e suas ações acham-se em perfeita harmonia com ela. Não se trata, pois, de fingir submissão. Seu desejo, sua verdadeira atitude deve ser de submissão. .

A esposa se submete porque deseja obedecer a Deus e manter uma boa comunhão com Ele. As atitudes e ações submissas da esposas constituem as evidências de sua comunhão com Deus. A Bíblia diz que ela deve submeter-se ao marido, como ao Senhor (Ef. 5:22). Os versículos seguinte de Efésios 5 comparam o relacionamento marido- mulher com o de Cristo e a Igreja. Assim como a Igreja está sob a autoridade de Cristo e é sujeita a Ele, assim a esposa deve estar sob a autoridade do marido. .

A submissão é restrita apenas a “seu próprio marido”. As mulheres não precisam estar sujeitas a todos os homens em geral. Outro ponto importante: é necessário que a esposa se submeta ao marido para que os filhos vejam a inclinação certa dos sexos e tenham o exemplo certo da função de cada um. .

Mas é o caso do marido não crente, a esposa deve submeter-se a ele? Até onde ela deve ir nessa submissão? Em I Pedro 3:1,2, a Bíblia determina o seguinte: “Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres, considerando a vossa vida casta, em temor”. Respondido? O termo “igualmente” é uma referência ao texto de I Pedro 2: 21-25, onde é citado o exemplo de Cristo, que devemos seguir: “Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. Porque éreis desgarrados, como ovelhas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas”. A esposa deve ser exemplo dentro do lar, com comportamento e atitudes que possam ganhar seu esposo para Jesus. .

Submissão é a palavra-chave. A única exceção é no caso de o marido lhe pedir que faça algo contrário ao ensino bíblico. Aí ele (marido) não estaria mais atuando sob a autoridade de Deus, que nunca nos permite fazer algo que Ele já proibiu anteriormente. A Bíblia ensina que “antes importa obedecer a Deus do que aos homens” (At. 5:29). .

B) A ESPOSA COMO DONA-DE-CASA.

O lar cristão é a evidência mais convincente no mundo, da realidade do Evangelho. Nele vemos pessoas amando e servindo uns aos outros, resolvendo conflitos, e obedecendo a Deus, assim deve viver os componentes de um lar. Mas um lar assim não é mero fruto do acaso. Precisa do esforço total dos seus integrantes, mais especificamente da esposa, mãe e dona-de-casa. .

Criar um clima e um ambiente onde os componentes do lar sintam-se bem é atribuição da esposa. É evidente que o serviço não é o único dever da esposa, mas pela natureza dos seus dons, ela não pode fugir à realidade de que a maior parte da responsabilidade concernente aos afazeres e à boa ordem do lar pertencem à ela, como dona-de-casa. .

Muitas vezes ouvimos as mulheres dizerem: “Não passo de uma dona- de-casa”, parecendo que perderam algo de importante na vida, apenas porque se limitaram a essa função. Mas em Provérbios 31, fala sobre a função da esposa. Se transportarmos as atividades ali indicadas para hoje, vemos que elas apresentam um objetivo muito prático, que podemos colocar como características básicas a serem atingidas. E certamente o trabalho ali envolvido irá tirar o “apenas” da frase: “apenas dona-de-casa”. .

O tema central em torno do qual giram todas as atividades da mulher descrita em Provérbios é a sua carreira sendo centralizada no lar. Tudo o que ela faz é com o objetivo de melhorar o lar. Algumas das características da mulher como administradora do lar são as seguintes: espelhar a beleza interior que possui, produto do seu caminhar com Deus; é companheira fiel; planeja sabiamente os gastos da família; é submissa e auxiliadora dedicada; dona-de-casa alegre e cuidadosa; decoradora de seu lar; gerente de compras; administradora do seu tempo etc. Seu sucesso como administradora do lar dependerá em grande parte de sua atitude de coração para com o trabalho. .

Há grande diferença entre fazer as tarefas diárias com alegria e fazêlas com reclamações por sua “triste sorte” de ser mulher. A imagem bíblica da dona-de-casa é de alguém que aprendeu a fazer o seu serviço com alegria; aprendeu a mostrar gratidão enquanto lava a louça etc. .

A mulher que é feliz e sente-se realizada em seu trabalho, proporciona conforto e estabilidade ao seu lar. Os filhos sentem o seu carinho, o marido desfruta de paz, e todos a admiram pela maneira como honra a si mesma como mulher (Pv.18:22). .

C) A ESPOSA COMO A AMADA.

A Bíblia não fala muito às esposas com relação a amar o marido. Para o marido, porém, existem vários mandamentos para que amem a esposa. Talvez isso aconteça porque o homem, aparentemente, tem a mente mais inclinada para os negócios, esportes etc., e portanto precisa ser lembrado de que deve amar a esposa. .

Respeito no relacionamento esposa-esposo, implica “obediência” e “sujeição”. Não obstante a prevenção que certas esposas possam ter com respeito a estas palavras, elas são “simpáticas” à mulher que tem vivo interesse em manter excelente relacionamento com o seu marido. Aliás, este comportamento é prova evidente do amor que ela (esposa) dedica ao esposo. Sem amor, mulher alguma sentirá prazer ou terá disposição de sujeitar-se ao marido. Este sentimento é fundamental para a união esposo esposa. .

Somente quem a acalenta no coração se predispões à dedicação absoluta. Por esta razão Paulo orientou Tito a ensinar às mulheres idosas no sentido de que ensinassem às novas a serem prudentes, e amarem a seus maridos (Tt. 2:3,4). .

Assim como o marido tem a responsabilidade de amar e honrar a esposa como vaso mais fraco (I Pe. 3:7), a esposa tem o dever de amar e respeitar o seu marido como seu líder, o seu protetor e cabeça da família. Provérbios 31:10-31 dá todas as características da mulher virtuosa. Neste texto a mulher deve manter uma vida moralmente sadia, honesta e de confiança à toda prova. Deve ser fiel tanto em pensamentos como nas ações. Deve portar-se de forma tal a nunca atrair propositadamente a atenção impura de outros homens, pois é fiel a seu marido, e “ela lhe faz bem e não mal, todos os dias de sua vida”. .

A esposa cristã que cumpre estes deveres no relacionamento com seu esposo, será honrada. “Levantam-se seus filhos, e lhe chamam bemaventurada, como também seu marido, que a louva” (Pv. 31:28). “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido; porém a que procede vergonhosamente é como apodrecimento nos seus ossos” (Pv.12:4). .

D) A ESPOSA COMO DISCÍPULA.

É fundamental a uma mulher segundo os planos divinos, que possua a pessoa de Jesus como experiência real em sua vida. De fato, ela jamais será a auxiliadora segundo a vontade de Deus, para seu marido, se não zelar por uma comunhão sadia com o Senhor Jesus Cristo. .

Para ser a companheira que seu marido necessita, ela precisa do poder e da unção do Espírito Santo, diariamente, precisa estar enxertada em Jesus, que diz: “Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo.15:5). .

Quando a personalidade da mulher é controlada por Cristo, sua vida é uma fonte de bênção e o seu relacionamento com seu marido se torna quase perfeito. Antes da mulher ser submissa ao marido, ela deve dar prova de submissão ao Senhor. Evidentemente a obediência a Jesus tem primazia. A vida da esposa deve, pois, estar centralizada nEle. Só obedecendo a Deus, tornando Jesus o ponto central da sua vida, sendo fiel discípula do Senhor, a esposa terá condições de ser a auxiliadora idônea do seu marido. .

No próximo capítulo falaremos do homem no papel de pai e a mulher no papel de mãe.

Do livro família Cristã SEMEADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA