segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

CHAVES PARA A CRIAÇÃO DE UMA HERANÇA ESPIRITUAL PARA SEUS FILHOS E NETOS

Gary Inrig escreveu o livro maravilhoso Hearts of Iron (Pés de Barro) (Moody Press, 1979), que foi um estudo detalhado do livro de Juízes. Uma das questões que ele rapidamente levantadas no livro foi o que ele chamou de "A SÍNDROME DE SEGUNDA GERAÇÃO".

Nesse capítulo inicial do seu livro, ele discutiu a dificuldade de passar sobre a nossa visão e convicções para nossos filhos e netos.

O capítulo dois de Juízes descreve como a nação serviu fielmente o Senhor durante a vida de Josué e dos líderes que sobreviveram. Eles tinham visto as coisas milagrosas que Deus tinha feito. Em seguida, uma outra geração nasceu que não sabia que as maravilhas que Deus tinha dado a Israel (2: 7-13). Inrig escreve: "A segunda geração tem uma tendência natural para aceitar o status quo e de perder a visão de primeira geração. Demasiadas vezes a experiência de segunda geração é uma experiência de segunda mão. A história da Igreja está cheia de exemplos de que, e, infelizmente, por isso são muitas igrejas. Fervor do pai para o Senhor Jesus Cristo torna-se o formalismo dos filhos e apatia dos netos ". O que fez com que os filhos e netos de perdessem a visão dos pais?

Inrig continua: "Eles sabiam sobre seus atos. Mas eles não o conhecem. Eles haviam perdido o contato com Deus. Aqui chegamos ao coração da síndrome de segunda geração. É uma tibieza, a complacência, uma apatia sobre as verdades bíblicas incríveis que temos ouvido da nossa infância, ou de nossos professores. " Isso ressalta a nós a grande dificuldade em ver as gerações vindouras seguir os passos espirituais da primeira geração de seus pais cristãos.

Para ver filhos piedosos de pais piedosos é algo que acontece com frequência, mas para ver geração após geração em que o património da fé é difícil de descobrir.

Eu sou um homem abençoado por Deus.

Minha forte herança divina remonta pelo menos aos meus avós. Meu avô foi um pregador batista por 54 anos. Ele e minha avó foram casados por mais de 50 anos. Meu pai foi um pastor batista por 36 anos até sua morte, com a idade de 52. Ele e minha mãe se casaram com 33 anos. Meus pais tiveram três filhos. Todos os três se tornaram pregadores batistas.

Nossos casamentos foram centrados no Senhor, e os nossos filhos todos têm seguido o padrão de fé revelada pela primeira vez em meus avós. Meu filho mais velho, Randy, é um leigo comprometido e pregador leigo. Meu filho mais novo, Bailey, é um professor de escola dominical e fiel membro de sua igreja. Ambos são diáconos ordenados. Minha filha, Terri, casou-se com um pastor de jovens sendo também o decano do Colégio no Seminário Southwestern. É uma incrível bênção ter cinco gerações sucessivas caminhar na graça e na presença do nosso Senhor Jesus Cristo! Como isso aconteceu? Qual foi o segredo?

Eu só posso arriscar algumas observações sobre a nossa família:

➔ A Bíblia foi honrada e reverenciada em cada geração como sendo a Palavra completamente confiável e infalível de Deus.

➔ Nunca nenhum de nós ouvimos nossos pais brigando, gritando com o outro, ou de qualquer forma maltratar um ao outro.

➔ O amor, a bondade e graça foram vividas diante de nós e estão presentes em cada uma dessas gerações.

➔O envolvimento regular em todos os cultos da igreja (e geralmente em todas as atividades) foi um marco em nossas vidas.

➔ Fomos ensinados a exercer a compaixão, a bondade e a generosidade.

➔ Cada uma de nossas casas tem sido paraísos para amigos e outras pessoas a quem ministramos.

➔ Dízimo e muito mais sempre foi uma prática em nossas casas.

➔Integridade, consistência e obediência a Deus tem sido a característica de cada família.

➔ Todos nós aprendemos desde cedo a defender o que era certo e se opor ao que estava errado.

➔ A moral cristã e ética bíblica foram e são praticados e vividas em nossas casas.

➔A coerência tem sido sempre um forte traço de caráter em nossas famílias.

➔ Comunhão diária com o Senhor e força desenho da Sua Palavra continua a ser um forte padrão em nossas vidas.

➔ O perdão e graça sempre foi o padrão.

➔Todos nós entendemos que somos frágeis e pecadores e precisam de perdão e graça, portanto, aprendemos a perdoar os outros como nós mesmos precisamos de perdão.

➔Temos evitado família brigas, disputas e divisões.

Todas estas coisas são colocadas em nossa convicção inabalável de que o Senhor Jesus Cristo tem um plano para nossas vidas e que encontramos a nossa realização Nele. Meu pai me disse uma vez: "A dívida que temos com o passado é deixar o futuro em dívida com a gente." Eu sou profundamente grato pela herança divina que eu recebi, e oro para que isso será repassado não só para duas gerações sucessivas mas muitos mais. O maior presente de Deus para nós é nossa família. Que cada um de nós tenhamos um legado de fidelidade para os nossos filhos e netos.

Jimmy Draper

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA