domingo, 7 de junho de 2015

O QUE É LIDERANÇA SERVO?

Pergunta: "O que é liderança servo?"
Resposta: A liderança de serviço é melhor definida pelo próprio Jesus: "Quem quiser tornar-se grande entre vós, será vosso servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo assim como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate por muitos "(Mateus 20: 26-28). No reino cristão, toda a liderança deve ser a liderança servidora.
Um equívoco comum entre aqueles que querem exercer um papel de liderança sobre os outros é que ele vem com glória, poder e posições de honra. De fato, uma crença equivocada de tal foi a ocasião para as palavras de Jesus na passagem acima. Tiago e João acabara de pedir a Jesus para colocá-los em seu lado quando ele assumiu seu trono no reino por vir. Os outros discípulos tornou-se indignado com a arrogância do seu pedido (Marcos 10:41). E, como uma lição, Jesus modelou o verdadeiro estilo de servo de liderança. Ele, o Senhor encarnado, abaixou-se e lavou os pés, ensinando-lhes a verdadeira medida da liderança pelo primeiro outros que servem (João 13: 12-17).
A palavra servo em Mateus 20:27 significa "escravo". Nem todo servo era um escravo, mas todo escravo era um servo. É triste comentário na igreja de hoje que temos muitas celebridades, mas muito poucos criados. Há muitos que querem "exercer autoridade" (Mateus 20:25), mas poucos que querem tirar a toalha e pés da bacia e de lavagem. Paulo nos lembra que nossa atitude é ser como no de Cristo que nós considerem os outros superiores a nós mesmos e não fazer nada por vaidade ou egoísmo. Pelo contrário, nós olhar para os interesses dos outros (Filipenses 2: 3-4). Neste sentido, então, cada cristão é um servo.
O ponto focal da liderança servidora dentro da igreja é "para preparar o povo de Deus para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado" (Efésios 4:12). Isso significa que, com Cristo sendo o cabeça da igreja, todo o corpo da Igreja é servido no ato de fornecer liderança. Não são apenas os líderes da igreja que se tornam extremamente consciente do seu lugar ao pé da cruz, mas todos aqueles dentro do corpo de Cristo. Todos nós nos submetemos mutuamente a Jesus como Ele estava na submissão ao Pai. De uma perspectiva bíblica, a liderança servidora libera a igreja do abuso de poder e coerção e promove o respeito mútuo e amor um pelo outro.
Um líder servo procura investir-se na vida de seu povo, de modo que, como um todo, a comunidade da igreja é desafiado a crescer para ser mais semelhante a Cristo. Isso é demonstrado na disposição do líder para dar de si mesmo para satisfazer as necessidades, mas não necessariamente os desejos, do seu povo. Como um bom pai, o líder servo verdadeiro sabe a diferença entre as necessidades de seus filhos espirituais e os seus desejos egoístas e desejos.
A linha de fundo para a aplicação da liderança servidora é que nós não imitar os exemplos do mundo; nosso exemplo é Jesus, que veio como um servo. Portanto, a nossa missão é a de servir um ao outro, para dar de nós mesmos. Cristo veio para dar a vida. Estamos a dar de nossas vidas não só no serviço para ele, mas para nosso homem do companheiro, incluindo aqueles na igreja e fora dele (Marcos 12:31).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA