sexta-feira, 15 de maio de 2015

Provérbios de Salomão: 2:1

"Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos."

Temos aqui duas condições para entendermos o temor do SENHOR e encontrar o conhecimento de Deus (Pv 2:5). Duas características separam o homem sábio do homem insensato; elas separam os homens piedosos dos profanos. Leitor, é importante que você examine a si mesmo e se certifique se você atende a estas duas condições para ter sabedoria.

O contexto de nosso provérbio de Salomão relaciona seis pré-requisitos de sabedoria para o seu filho (Pv 2:1-5). Deus dá sabedoria; e para adquiri-la, devemos preencher as condições Dele (Pv 2:6-9). Se as instituições pagãs para os estudos superiores podem exigir pré-requisitos para suas tolices de rejeição a Deus, então estas condições para ter a sabedoria certamente merecem a sua mais alta atenção e esforço.

"Se aceitares as minhas palavras" é a primeira condição. A sabedoria exige que se ouça outra pessoa. Se você acredita que já é sábio, você não vai se humilhar e aprender de outra pessoa. Um espírito educável é necessário para a aprendizagem. A maioria dos homens é arrogantemente iludida a respeito de sua própria sabedoria, por isso eles ressentem a correção ou a instrução de outra pessoa.

Salomão implorou ao seu filho para que ele se humilhasse e fosse instruído pela superior sabedoria e experiência de seu pai. Cada filho que deseja ser sábio deve prestar atenção ao mesmo aviso. É a tolice pecaminosa da juventude que faz com que cada geração rejeite a sabedoria dos seus pais.

Todo aprendizado exige instrução, mas os homens têm dificuldade de prestar atenção aos outros. Eles acreditam que as suas opiniões são melhores! Eles querem ensinar ao invés de aprender. Eles preferem questionar, discutir, debater ou resistir. Só alguns são suficientemente nobres para ouvir e receber instruções.

O Santo Espírito louvou os bereanos como nobres em razão das suas mentes estarem dispostas a receber a instrução do apóstolo Paulo (At 17:11). Cornélio estava totalmente empenhado em ouvir qualquer coisa que Pedro pudesse lhe ensinar (At 10:33). E Lidia prestou atenção ao que o apóstolo Paulo falava às margens do rio em Filipos (At 16:14). Senhor Deus, prepare mais corações para ouvir!

"Se esconderes contigo os meus mandamentos," (Pv 2:1) é a segunda condição. Quando você for ensinado algo, você deve retê-lo. Muitos homens ouvem coisas maravilhosas, mas que passam direto pelas suas mentes vazias. Estas não encontram um local para se alojarem. Você esconde a palavra de Deus em seu coração ao examiná-la suficientemente de forma a se lembrar dela (Sl 1:2; Sl 119:11; Lc 2:19,51).

Nós não podemos deixar que as coisas boas que ouvimos nos escape (Hb 2:1-3), pois assim corremos o risco de perdermos os seus benefícios (ICo 15:2). Paulo repreendeu os Hebreus por necessitarem ouvir novamente os fatos elementares do evangelho (Hb 5:12-14). Davi disse, "Lembrar-me-ei..." (Sl 77:11). Você também deve lembrar!

Comentários Diários de Provérbios Grátis Via Email

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA