quinta-feira, 14 de maio de 2015

Provérbios de Salomão:1:22

"Até quando, ó néscios, amareis a necedade? E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento?"

O que é que você fez hoje para adquirir sabedoria? Se você não fez muito, este provérbio é para você. Você é somente estúpido e preguiçoso? Ou você é arrogante a ponto de não aceitar a instrução de outros? Ou você está tolamente apaixonado por si mesmo? Este provérbio lhe mostrará quais dessas características são o seu principal defeito de caráter. As perguntas do provérbio são importantes: pois, se você continuar em sua ignorância, a Senhora Sabedoria logo, logo, estará rindo das suas calamidades (Pv 1:24-32)!

A Senhora Sabedoria oferece sabedoria àqueles que se apropriarão dela (Pv 1:20-23). Porque rejeitar uma oferta grátis de sabedoria e entendimento, que são as principais questões da vida (Pv 4:7)? Você veio para este mundo totalmente simplório, um zombador e odiando o conhecimento. Mas você não precisa permanecer nessa condição profana. Arrependa-se, e aceite a graciosa oferta da Senhora Sabedoria (Pv 9:1-12).

Uma pessoa simples é estúpida devido à combinação de pouca inteligência, preguiça e/ou apatia. Elas deixam o trabalho mental para os outros. Os homens simples estão satisfeitos comendo, trabalhando, jogando e dormindo. Eles não conseguem perceber o valor da sabedoria. A busca da sabedoria parece difícil demais, assim eles chafurdam na simplicidade ate o seu último suspiro.

Você é simples? A sua vida consiste basicamente de se levantar, ir trabalhar, comer, relaxar e ir para a cama? Conseguir o seu salário é uma grande façanha para você? Você deixa que os outros analisem as questões e forneçam as respostas? Os problemas complexos intimidam você? Você prefere os exercícios físicos ao invés dos estudos? Se a sua resposta é sim a uma ou mais de uma destas perguntas, você é simples.

Mas a Senhora Sabedoria chama aos simples, "Até quando vocês continuarão nesta loucura? Até quando terão prazer em zombar da sabedoria?" As palavras de Deus podem tornar um homem sábio, se ele se arrepender da sua simplicidade, rogar a Deus por sabedoria e examinar as Escrituras (Pv 1:4; Sl 19:7; Sl 119:130). Se você negligenciar a sua bondosa oferta, você viverá e morrerá na simplicidade e colherá as consequências.

Zombadores são pessoas arrogantes que desprezam aqueles que procuram corrigi-los ou ensiná-los. Eles são abertamente atrevidos, rebeldes e teimosos. Inchados pelo orgulho, eles ridicularizam e se ressentem de qualquer esforço para repreendê-los. Eles são metidos à besta no seu desrespeito à autoridade. Eles são os mais profanos caracteres no Livro de Provérbios, odiados por Deus e pelos homens (Pv 6:16-17; Pv 9:7-8; Pv 24:9; Pv 26:12).

Você é um zombador? Você se eriça contra professores competentes, especialmente quando eles o corrigem? Você procura por falhas num que lhe repreende para se desculpar da sua rebelião? Você gosta de fazer comentários depreciativos, acusando outros ou teimosamente semeando a discórdia para obter seguidores? Você se ressente da autoridade, porque você acredita que é duas vezes mais sábio do que qualquer um que você encontrou? Você consegue zombar de um dos seus pais ou professores, só porque você discorda deles? Você é um zombador!

Mas a Senhora Sabedoria chama os zombadores, "Até quando, ... vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento?" Porque você tem prazer em ser um escarnecedor profano? Apesar de que os homens sábios são ensinados a ignorar e rejeitar o escarnecedor, a Senhora Sabedoria oferece sabedoria até mesmo a essas bestas feras (Pv 9:7-8; Mt 7:6). Se eles rejeitarem a sua oferta misericordiosa, o santo Deus do céu os esmagará sob os Seus pés.

Tolas são pessoas teimosas e preguiçosas, mesmo não sendo tão convencidas ou cruéis quanto os escarnecedores. Apaixonadas por si mesmas, elas não veem necessidade alguma de ouvir qualquer pessoa ou efetuar mudanças em suas vidas. Depois de terem sido ensinadas, elas voltam rapidamente aos seus vômitos e o chafurdar na tolice (Pv 26:11). Eles odeiam o conhecimento ao resistirem à instrução, por amor aos seus próprios pensamentos (Pv 18:2).

Você é um tolo? Você acredita que tem uma boa cabeça plantada nos seus ombros, e que não precisa de professores? Você acredita, piamente, que está certo? Você gosta do som da sua voz? Você é mais conhecido pela resposta ríspida ao invés de um ouvir humilde? Você fica com raiva quando você não consegue as coisas do seu jeito? Você acredita que seria um bom professor? Você gosta de surfar na internet procurando por alguma coisa nova como os tolos atenienses? Você é um tolo.

Mas a Senhora Sabedoria também chama os tolos, "Até quando você odiará o conhecimento? Porque você resiste em aprender o que é certo?" Apesar dos homens sábios serem ensinados a fazerem os tolos se calarem e os desprezarem, a Senhora Sabedoria oferece sabedoria mesmo a essas pessoas estúpidas (Pv 14:7; Pv 23:9; Pv 26:4-5). Se elas não derem atenção à sua oferta de ajuda, elas viverão vidas deturpadas e morrerão sem esperança.

Leitor, onde você se coloca nesta escala? Você é uma pessoa simples? Ou é um verdadeiro tolo? Ou é um escarnecedor presunçoso? Se você não fez alguma coisa para buscar a sabedoria hoje, você é um desses três. Em todo caso, a Senhora Sabedoria está lhe oferecendo sabedoria. Se você recusar a sua oferta, ela recusará a ajuda quando as dificuldades chegarem para arruinar a sua vida (Pv 1:24-28).

As palavras do Deus vivo estão diante de você. Elas podem torná-lo sábio (Sl 119:98-100; IITm 3:16-17). Mas você precisa ler e meditas nas Suas palavras para se tornar sábio! Ele mandou professores para você, desde pais até pastores (Ec 12:9; Jr 3:15; ITs 5:20). Mas você deve se submeter com humildade aos seus ensinos e colocá-los em prática. Ele ofereceu sabedoria para aqueles que pedirem a Ele com humildade (IRs 3:5; Tg 1:5). Qual foi a última vez que você orou pedindo por sabedoria?

Por que você continua nos seus caminhos simples, escarnecedores ou tolos? O que precisa acontecer para você dar atenção? O que é preciso para fazer com que você deixe a sua simplicidade, seu escárnio ou a sua tolice? Um divórcio? Um lar desfeito? Um filho rebelde? Dificuldades profissionais ou financeiras? Um período na cadeia? A falta de amigos e de uma igreja? Uma emergência médica? A morte de uma pessoa querida? A Senhora Sabedoria lhe oferece sabedoria! É melhor você aceitar a oferta!

Comentários Diários de Provérbios Grátis Via Email

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA