quarta-feira, 20 de maio de 2015

Provérbios de Salomão: " Maneira de falar "

Os insensatos, os escarnecedores e os sábios são conhecidos pelas suas maneiras de falar. A fala revela caráter e indica o futuro. O coração é conhecido se prestar atenção o que a pessoa fala. As palavras comprovam a honestidade ou a falsidade; elas transmitem saúde ou dor aos outros; elas cortam ou curam; fazem com que reis se tornam seus amigos ou que seus inferiores o rejeitem. Salomão tinha muito a dizer a respeito do que você fala e como você deve fazer isto!

Provérbios 18:21 A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.

Sua língua tem o poder de vida ou de morte! A sua maneira de falar pode promovê-lo ou destruí-lo. Muitos arruinaram as suas vidas por causa de bocas desgovernadas. Outros têm sido exaltados pelas palavras bondosas e sábias. A sua maneira de falar trará as bênçãos ou as maldições de Deus e dos homens.

Provérbios 10:19 Na multidão de palavras não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente.

Quanto mais você fala, mais você peca! As palavras podem nos deixar em situação difícil; portanto, profira poucas. Uma regra simples é a de reduzir as suas palavras pela metade! O silêncio vale ouro num contexto como este. Se for preciso você falar muito, prepare-se bem com antecedência e reflita sobriamente depois.

Provérbios 26:4 Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia, para que também te não faças semelhante a ele.

Não responda a um tolo para não se colocar inferior a ele. Responda a um tolo para que ele não pense que está certo. É errado discutir com ele. Eles não merecem o conhecimento ou a verdade; a sabedoria é preciosa demais para desperdiçar com eles. A sabedoria cohece o equilíbrio.

Provérbios 10:32 Os lábios do justo sabem o que agrada, mas a boca dos ímpios anda cheia de perversidades.

Perdeu a oportunidade de ficar calado! Você já ouviu estas palavras repreendedoras? Os homens justos são discretos no falar e dizem coisas aceitáveis. Homens ímpios falam tolices e destruições. Você conhece a diferença? Os outros concordam?

Provérbios 15:28 O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos ímpios derrama em abundância coisas más.

Você considera com atenção antes de responder? Ou você dispara com a primeira coisa que vem à sua mente quando perguntado? Se confrontado com um assunto que você não conhece bem, uma resposta segura seria pedir tempo para analisar. Isto é sabedoria! Você tem isto?

Provérbios 26:28 A língua falsa aborrece aquele a quem ela tem maravilhado, e a boca lisonjeira opera a ruína.

As mentiras revelam ódio! Bajulação leva à ruína. A maioria pensa que mentiras são crimes sem vítimas. A maioria acredita que a bajular é demonstrar bondade. Mas Salomão viu a destruição das duas coisas, e inspirado por Deus ele condena as duas práticas.

Provérbios 11:13 O que anda praguejando descobre o segredo, mas o fiel de espírito encobre o negócio.

Você nunca calunia, mentindo para ferir a reputação de uma pessoa? Que bom! Mas fofocar, que é contar uma verdade a respeito de uma pessoa, para outra que não precisaria saber, é tão doloroso quanto pecaminoso. Deus odeia este perverso crime. E você?

Provérbios 22:11 O que ama a pureza do coração e é grácil no falar terá por amigo o rei.

Um provérbio glorioso! O rei demonstrará a sua amizade com palavras agradáveis! Salomão tinha visto isto na vida do seu pai Davi e de Jônatas. Mas a sua inspirada sabedoria revela o segredo de que forma isto é feito. Um coração puro que governa sua boca!

Provérbios 15:1 A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.

Aquelas são palavras de briga! Em qualquer confronto, as suas palavras podem por fim a uma disputa ou escaloná-la. Qual será a sua escolha? A sabedoria aprende como acalmar uma pessoa raivosa. Sucesso relacional depende em acalmar a ira dos outros, especialmente a de superiores.

Provérbios 29:20 Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há de um tolo do que dele.

Uma resposta rápida não prova conhecimento ou sabedoria. A pressa é a inimiga da perfeição, mesmo quando se trata de falar. Vai mais devagar! Pense primeiro! Certifique-se de que você conhece o assunto antes de falar. Uma pessoa de fala rápida e reponde pergunta prontamente, é pior do que um tolo!

Provérbios 13:3 O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína.

Sua vida está na sua boca! Se você controla a sua maneira de falar, você será próspero e bem sucedido. Se você abre a sua, sempre que você sente vontade, você será destruído. Como? Em seu casamento, em sua profissão e em todas as áreas da vida.

Provérbios 21:23 O que guarda a boca e a língua guarda das angústias a sua alma.

Palavras colocam a maioria das pessoas em dificuldades. Se você pode escolher e medir cuidadosamente a maneira de falar, você pode evitar muita dor durante a vida. Você tem falado e observado como as palavras causam problemas, exatamente como Salomão. Mas ele tinha a resposta para isto!

Provérbios 31:26 Abre a boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. Proverbs 31:26

A boca de uma mulher tem um grande potencial para o bem e para o mal. Uma mulher virtuosa sempre fala com sabedoria, e uma regra de bondade governa as suas palavras. Mas a maioria das mulheres destrói a tranquilidade da vida com o seu cacarejar, sua crítica, sua insensata disputa.

Provérbios 12:18 Há alguns cujas palavras são como pontas de espada, mas a língua dos sábios é saúde.

As suas palavras deixam os outros sangrando ou desenvolvendo? Se você é mordaz, crítico ou sarcástico, os outros estão sangrando e tentando lhe evitar. Se você é gentil, agradável e bondoso, eles estão crescendo e procurando você com frequência.

Comentários Diários de Provérbios Grátis Via Email

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA