sexta-feira, 15 de maio de 2015

Provérbios de Salomão: 2:9

"Então, entenderás justiça, e juízo, e eqüidade, e todas as boas veredas."

Aqui está um tesouro! Justiça! Juízo! Equidade! Todos os bons caminhos! Pode um homem ou uma mulher obter tudo isso na vida? Sim! Se você buscar pela sabedoria, Deus o abençoará com todas as outras coisas. As recompensas são grandes. As exigências são pequenas. Com misericórdia Deus oferece este tesouro para aqueles que se esforçarem um pouco para obtê-las. Leitor! Corra atrás!

Salomão, o Pregador, rei de Israel, pressionou o seu filho a se aplicar na busca de sabedoria e entendimento (Pv 2:1-4), sendo o temor do Senhor e o conhecimento de Deus a recompensa prometida (Pv 2:5). Então, com base neste alicerce e nesta recompensa, Salomão prometeu que Deus acresceria muitas bênçãos, incluindo estes quatro especiais (Pv 2:6-9).

O que é justiça? Praticar o que é reto. Ele sabe e faz o que é reto. É justiça e retidão. Ele sabe e faz aquilo que é aceitável e agradável a Deus. É moldar os seus pensamentos aos padrões divinos da mente perfeita de Deus e de Suas leis. E se as suas ações e pensamentos agradam a Deus, eles certamente agradarão os homens de bem (Pv 3:1-4).

O que é juízo? É a habilidade de julgar corretamente, de formar opiniões precisas, de chegar à própria noção das coisas; é discrição, discernimento, sabedoria, entendimento e bom senso. É o que os homens querem dizer quando declaram, "Aquela pessoa tem bastante juízo." É a capacidade de analisar corretamente uma questão e chegar à conclusão correta a respeito dela.

O que é equidade? É saber o que é justo e equitativo em qualquer situação, mesmo vendo diferenças que requerem caridade e amor para atingir uma conclusão imparcial e justa. É clareza, imparcialidade e a aplicação justa daquilo que aparentemente são coisas diferentes. É o que faz com que os outros confiem em você, não importando as consequências; pois eles sabem que você será justo.

Salomão afirmou que o Livro de Provérbios foi escrito para ensinar estas três maravilhosas virtudes (Pv 1:3), que são muito raras no mundo de hoje (Is 59:14; IITm 3:1-5). Além do mais, elas são aspectos da natureza gloriosa e santa de Deus (Sl 98:9; Sl 99:4), e são traços característicos do Senhor Jesus Cristo (Is 11:4). O que o impede de ir à busca da sabedoria para obtê-las?

Considere uma amostra muito pequena da sabedoria, juízo e equidade da Bíblia. Ela protege a mãe e os filhotes de aves (Dt 22:6-7), ensina que todas as raças têm o mesmo sangue (At 17:26), faz provisão para um boi que trabalha (Dt 25:4), coloca a responsabilidade do casamento e da família sobre o homem (Ef 5:25-29; Ef 6:4), faz aprovisionamento para os pobres (Lv 19:9-10), ensina que a misericórdia é mais importante do que o sacrifício (Mt 12:7), permite que qualquer membro de igreja traga qualquer questão à atenção da igreja (Mt 18:15-17), prevê uma recompensa financeira pela perda da virgindade (Êx 22:17), exige que as igrejas cuidem das viúvas (ITm 5:3-16), e ensina que o amor verdadeiro de Deus só pode ser demonstrado pelo amor aos outros (I Jo 5:1-2). Nenhum outro livro se compara com a Bíblia!

Compare um pequeno exemplo de justiça, juízo e equidade do mundo. Ele mata, anualmente, mais de dez milhões de crianças por nascer pelos meios mais violentos e perversos imagináveis, e exige fundos para proteger animais e aves nos sete continentes! Proíbe a punição física de crianças, mas prendem em gaiolas, como animais, os resultantes criminosos durante anos! Subsidia a dívida e a preguiça e penaliza o crédito e o trabalho por leis do imposto de renda. "Protege e premia" mulheres pela propaganda lasciva da moda, promove o sexo livre, protege a pornografia e a prostituição e permite o divórcio por qualquer causa.

Mas estas três coisas não são tudo que é oferecido ao homem que busca a sabedoria! O provérbio também oferece, "todas as boas veredas"! O que é todas as boas veredas? Elas são todas as virtudes e graças não relacionadas na relação das três! Glória! Leitor existe uma frase melhor em qualquer outra língua? Se todas as boas veredas estão sendo oferecidas, então os meios para atingir a perfeição estão sendo-lhe oferecidas!

De que maneira você pode adquirir estas quatro coisas maravilhosas? Humilhe-se diante do Deus Criador e busque com diligência a Sua sabedoria em Suas inspiradas escrituras. Você consegue se humilhar e admitir que só Deus e a Sua Palavra está certo a respeito de todos os assuntos (Sl 119:128)? Você consegue rejeitar os pensamentos fúteis do mundo (Sl 119:113)? Ele lhe recompensará com estas grandes coisas.

A Bíblia pode produzir ministros perfeitos para a grande obra deles (IITm 3:16-17). Considere o quanto que ela pode fazer por você. Não há nenhuma luz no mundo que não seja a Bíblia (Is 8:20). Ela é lâmpada para os seus pés e luz para os seus caminhos através da vida (Sl 119:105). É uma luz para a qual você deve dar séria atenção e honra (IIPe 1:19-21).

Comentários Diários de Provérbios Grátis Via Email

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA