quarta-feira, 13 de maio de 2015

Provérbios de Salomão: 1:7

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo, a prudência."

Este é um provérbio crucial, pois os restantes são desperdiçados quando não há o temor do SENHOR. Salomão o colocou em primeiro lugar! O fundamento básico para o aprendizado é o temor de Deus (Pv 9:10); mas os tolos rejeitam a sabedoria e a instrução, pois eles são orgulhosos e egoístas, sem consideração para com Deus. Eles amam as suas próprias opiniões (Pv 26:12). Ao invés de buscar a verdade, os tolos simplesmente querem promover os seus próprios pensamentos (Pv 18:1-2). Mas eles nem podem iniciar a aprendizagem sem que haja o verdadeiro temor de Deus.

Quem é o SENHOR? Ele é o Jeová da Bíblia, o grande EU SOU O QUE SOU (Êx 3:14; Êx 6:3). Ele criou os céus, a terra, os mares e tudo o que neles há em seis dias de 24 horas. Quando Ele veio como homem há 2000 anos, Ele recebeu o nome de Jesus (Isaías 7:14; Isaías 9:6; Mateus 1:21-23; João 1:1,14). Jesus Cristo é Jeová! E ele virá em breve com os Seus poderosos anjos em fogo ardente para destruir os Seus inimigos (IITs 1:7-11; ITm 6:13-16).

O temor do Senhor é uma reverência afetuosa por Ele e uma humilde submissão à sua palavra. Temer a Deus é amar os Seus mandamento e odiar o mal (Pv 8:13; Pv 16:6; Sl 111:10; Sl 112:1). Temer a Deus é reconhecer Nele a Causa Primária e o Último Fim de todas as coisas (Pv 16:4; Ap 4:11)! Temer a Deus é conhecer a capacidade que Ele tem de perdoar e buscar formas para agradá-Lo (Sl 130:3-4). Um homem temente a Deus treme humildemente diante da Sua palavra (Is 66:2). É todo o dever do homem (Ec 12:13-14).

Homens naturais, que não temem a Deus, são tolos (Sl 14:1; Sl 36:1; Sl 58:1). Seus processos de raciocínio são perversos, pois eles raciocinam em um círculo a partir de suas próprias idéias arrogantes (Rm 1:20-23; ITm 6:3-5,20-21). Homens espirituais, que verdadeiramente temem a Deus, são sábios e racionais, porque os seus pensamentos se iniciam com a fé num Deus Criador (IITs 3:2; Hb 11:3,6). O tolo inicia o seu pensar com os pensamentos de outros tolos, mas aquele que crê inicia com as palavras de Deus!

Todos os homens raciocinam em círculos, ou começam por suposições. O conhecimento e a sabedoria deles dependem de suas suposições. Aqueles que rejeitam a Deus começam por assumir que as suas idéias e daqueles tolos que estão à sua volta diante deles são inteligentes e racionais. Ele começa presumindo que ele realizou grandes avanços nos vinte anos a partir da época em que ele usava fraldas. O homem justo inicia assumindo fé em um Deus infinitamente sábio, que tem revelado a verdade e a sabedoria na Escritura. Ele começa seu raciocínio assumindo que não sabe nada e precisa da ajuda de outro.

O tolo não consegue provar as suas teorias. Ele afirma que alucinações como evolução é ciência, mas nunca conseguiu observar a evolução, duplicá-la em laboratório ou defini-la adequadamente. Ele é um tolo! E aquilo que ele chama de ciência nada mais é do que uma fábula (ITm 6:20-21). Aquele que crê sabe que a Bíblia é absolutamente verdadeira, interna e externamente; mas ele não pode prová-la ao tolo, porque está faltando um fator, o fator essencial - a fé (IITs 3:1-2).

Considere cuidadosamente a fé. O tolo tem fé (crê e confia)nele mesmo e nos seus demais companheiros tolos. Precisa-se de mais fé para crer que o homem é fruto de gases caóticos e babuínos do que crer em um Criador inteligente. O tolo tem fé, mas é a fé nas alucinações dos homens! O tolo tem fé em mentiras, que nada mais é do que a auto ilusão! O cristão tem fé em Deus e em Sua palavra (Hb 11:1-6), que nada mais é do que autoinstrução (Pv 15:33)!

Qual foi a origem do homem? Os tolos dizem que um "big bang" (grande explosão) de gases caóticos criou a ordem, o desígnio, a beleza, a vida e a habilidade e leis para produzi-los e preserva-los. O homem que teme a Deus sabe que um tolo é um tolo, pois somente um idiota poderia imaginar tal besteira e somente os dementes fariam tal afirmação! Como um humilde filho que confia em Deus, ele grita, "O imperador não tem roupa alguma!" Ele sabe que Deus fez o homem do pó e soprou nele o fôlego de vida.

A teoria da evolução é o resultado de mentes entregues ao diabo, que odeiam a Deus e amam o pecado; e é o próprio Deus Quem cega os olhos desses tolos para fazer com que adorem os babuínos como sendo os seus ancestrais (Is 44:9-20; Rm 1:20-23). Suas reuniões de planejamento hoje em dia visam fumar substâncias alucinógenas para ver quem vai se destacar naquele dia com a explicação mais bizarra para determinada coisa! Você duvida dessa acusação? O que você pensa que eles dizem a respeito do "big bang" ter ocorrido há 14 bilhões de anos atrás? Eles nem sabem o que os homens faziam na terra há quatro mil anos atrás!

O Deus abençoado cega os homens que não são gratos a Ele pelo que são e por aquilo que têm (Rm 1:20-23). Quando eles dão mais glória à criatura do que ao Criador, Ele os entrega às suas mentes perversas para praticarem coisas muito inconvenientes como sodomia, abortos, rebelião de filhos, "rap" (tipo de música mundana), bestialidades, Picasso e casamento entre pessoas do mesmo sexo (Rm 1:24-32). Jeová, o SENHOR, comprometeu Consigo mesmo a destruição de tais homens (ICo 1:19-20; ICo 3:19-20). Como é que a semana de sete dias surgiu? Será que o homem de Neandertal decidiu que ele estava cansado depois de trabalhar durante seis dias e precisava do sétimo para repousar? Os movimentos do sol nos deram as estações os anos e os dias, e a lua nos dá meses, exatamente como Deus declarou (Gn 1:14-19). De onde se originou a semana? Pela revelação de Deus (Gn 2:1-3; Êx 20:8-11)!

De que forma se originou a moralidade? Adultério é errado? Se não for, porque a poligamia é errada? Se não for, porque a prostituição é errada? Se não for, porque a pornografia é errada? Se não for, porque a pedofilia é errada? Tolo, como é que você argumenta? Será que o homem da caverna de suas teorias queria proteger a mulher e lhe dar uma vida amorosa e segura numa relação monogâmica de dois adultos? Ou foi o abençoado Deus quem ordenou o casamento?

Considere como os evolucionistas raciocinam. Eles caçoam das abstinências sexuais e da virgindade ao mesmo tempo em que arrancam os pequenos membros infantis com um aborto de sucção. Ele processa o fazendeiro que mantém galinhas em gaiolas seguras onde elas têm alimento, água e vitaminas permanentemente; mas ele defende com unhas e dentes o chamado direito de estraçalhar uma criança que está por nascer, pedaço por pedaço! E eles chamam a isso de conhecimento!

Temer a Deus é o princípio da sabedoria ... acerca de religião! Se não fosse por Deus e a Sua Bíblia, os homens ainda estariam sacrificando as suas mulheres e crianças no fogo para estabelecerem a paz com os seus ídolos, assim como ainda é feito na Índia em nossos dias. Eles ainda estariam se cortando e se pintando para firmarem a paz com o Grande Espírito e para irem para a Feliz Terra de Caça.

Temer a Deus é o princípio da sabedoria ... acerca de governo! Se não fosse por Deus e Sua Bíblia os homens ainda estariam adorando o imperador como sendo o seu deus, assim como os egípcios de antigamente e os japoneses até há pouco tempo atrás. Governos benevolentes foram determinados na Bíblia e só é desfrutado largamente nas nações que têm sido refúgios para a pregação da Bíblia. Em todas as outras nações, os camponeses são empregados na satisfação do apetite por vida luxuosa dos governantes.

Temer a Deus é o princípio da sabedoria ... acerca da história! A maior parte dos historiadores de hoje escrevem a história para promover uma agenda social e, aqueles que escrevem honestamente têm pouquíssima informação, mesmo. Como os homens tolos descobrem que os relatos bíblicos a respeito de antigas civilizações são verdadeiros, os mesmos homens declaram a ilegalidade da Bíblia nas escolas, de forma que as crianças não têm a verdade à sua disposição. Considere as recentes descobertas a respeito dos hititas que a Bíblia havia descrito há 3000 anos;

A Bíblia tem todas as respostas desde a origem do universo até o que você deve fazer com seu tolo filho, desde a origem da morte até a cura para ela, desde as regras para o casamento até o estado eterno dos maus. Temer a Deus significa que você crê e confia em Sua palavra, o que lhe dá a percepção e as respostas para todas as questões da vida, enquanto que os tolos evolucionistas só conseguem especular a respeito de novas idéias quanto à idade do "big bang".

Temer a Deus significa que você não teme o homem, o que atrairia a pressão para um comprometimento (Pv 29:25; Jr 1:8,17), A pressão dos pares quando estudantes nas escolas primárias ou bacharéis em suas áreas profissionais fazem com que os homens aceitem idéias tradicionais ou teorias politicamente corretas. Está na hora da criança gritar novamente, "Mas o imperador não tem roupa alguma!" O temor de Deus resgata o homem dessa escravidão, pois esse homem despreza todas as opiniões humanas (Sl 119:98-100,128).

Qual é a origem da sabedoria? Está no temor do Senhor! Deus abre os olhos, ouvidos e corações dos homens para a verdade e a sabedoria (IRs 3:5-15; Tg 1:5). Deus abre os seus olhos para a Sua palavra (Sl 119:18). Deus revela para eles os Seus segredos (Pv 3:32; Sl 25:14). E eles não temem nenhum homem (Hb 13:6). A sabedoria não pode ser encontrada em qualquer parte do universo, mas somente no temor de Deus (Jó 28:12-28)!

Comentários Diários de Provérbios Grátis Via Email

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA