sábado, 9 de maio de 2015

MUL


























31 - ABISAQUE
Amável, foi escolhida para cuidar do rei Davi Mesmo tendo várias mulheres, quando o rei Davi chegou na velhice, não tinha uma companheira que pudesse aquecê-lo à noite,e foi isso que os seus servos buscaram (I Reis 1:1-2). Nessa busca, Abisague foi escolhida por ser muito formosa. Talvez a única maneira de saber que ela era amável, era olhar a sua aparência, que era de bom agrado (I Reis 1: 3). Sua formosura mostrou o quanto ela se cuidava e isso pressupunha que poderia cuidar muito bem de outra pessoa. Mesmo Abisague sendo escolhida para dormir com o rei, ela não foi possuída, ou seja, eles não tiveram relações sexuais. Ela simplesmente colocou em prática a característica mais buscada e admirada em uma mulher: cuidadora. A breve passagem Bíblica que cita Abisague com certeza não aparece à toa na Palavra de Deus. Ela nos ensina a importância de ser uma mulher amável, disposta a ajudar sempre. Será que as outras mulheres de Davi esqueceram o motivo que as levou até o palácio? Ou começaram a dar mais valor ao local e seus benefícios, em vez de observar se o seu rei estava sendo bem cuidado?
32 - LIA
Rejeitada, mas fiel e firme até o fim Uma mulher que sentiu o desprezo do pai ao ser usada em benefício dele. E esse foi só o início do seu sofrimento. Lia era desprovida de beleza. Filha mais velha de Labão (Gênesis 29: 16-17), foi a primeira esposa de Jacó, que foi obrigado a se casar com ela para conseguir a irmã de Lia, Raquel (Gênesis 29:25-27). A história dela é marcada pela falta de consideração, de amor, de apreço. Seu pai a usou para ter mais dinheiro. Ao se casar, tinha um marido que não a amava. Depois, sua irmã casou-se com seu esposo e o amor dele era maior por ela (Gênesis 29:30). O desprezo era tanto, que Deus teve compaixão de Lia e a fez mãe antes de Raquel (Gênesis 29:31). Essa é a prova de que Deus sabia do sofrimento de Lia e a colocou em posição de vantagem em relação a Raquel. O Senhor se mostrou no controle de todas as coisas ao conceder filhos a Lia, e deixou claro que, mesmo que Jacó não a amasse, Ele a amava, cuidava e ajudava a passar pelos sofrimentos.
33 - A ESPOSA DE JÓ
Persistente, mesmo com sentimento contrário A história de Jó é marcada por muito sofrimento. Ele perdeu tudo, menos a esposa, que continuou ao lado dele. Em um dos momentos de sofrimento de Jó, ela (cujo nome não é citado na Bíblia) ataca a sua fé, dizendo que era melhor amaldiçoar a Deus e morrer (Jó 2:9). Ele, com toda a sua paciência, a repreende e continua íntegro ao Senhor (Jó 2: 10). Colocando a firmeza de Jó de lado, esta mulher não aguentava mais viver do jeito que estava: pobre, sem filhos e ainda vendo seu marido sofrer a cada dia mais. Natural a reclamação dela, não? Talvez sim, mas o que importa mesmo é que, mesmo não concordando com tudo o que estava vivendo e sentindo, ela continuou ao lado do marido. Há muitas histórias que ouvimos de mulheres que deixam seus maridos assim que eles ficam pobres ou enfermos. Ou aquelas que deixam seus filhos com o marido e se aventuram em uma nova paixão, com outros caminhos a percorrer, como se não tivessem nenhuma responsabilidade com a história que já viveram.
34 - MARTA
Distraída, agitada e excessivamente preocupada Querer fazer tudo, participar de tudo e, ainda, de forma perfeita e harmônica. Essa agitação e cobrança diária da mulher moderna é algo já citado na Bíblia, principalmente quando se lê sobre Marta (Lucas 10:38). Quando Jesus viajava pela cidade de Betânia, as irmãs Marta e Maria O encontraram e Ele ficou hospedado na casa delas. Marta ficou agitada por ter o Mestre em seu lar e preocupada com muitas atividades para agradá-Lo. Porém, Maria sentou-se ao Seu pé e ouvia a Sua Palavra. Essa despreocupação incomodou Marta, a ponto de pedir a Jesus que chamasse a atenção de Maria para ajudá-la (Lucas 10:40). Assim como em muitas famílias há irmãos com personalidades diferentes, é claro que Maria era mais tranquila que Marta. Ambas amavam a Jesus, mas O serviam de formas diferentes, e Marta, com toda a sua agitação e ansiedade, queria que Maria fosse como ela e a ajudasse nos afazeres. Ansiedade e preocupação exagerada são características que fazem parte da vida da maioria das mulheres deste século. E Jesus, ao perceber que Marta era assim, chamou sua atenção. Ele não fez isso para julgá-la ou expô-la, mas para que ela observasse como estava agindo. Marta era agitada, queria agradar de qualquer forma, tanto que para isso acabou falando de forma enérgica com Jesus. Jesus deixa isso claro quando chama a atenção de Marta, dizendo que ela estava inquietada demais, fazendo muitas tarefas ao mesmo tempo, mas que o mais importante era ouvir a Palavra que saia da Sua boca (Lucas 10:41-42).
35 – MADAME POTIFAR
É a primeira mau-caráter desta seleção de mulheres. Casada com um alto funcionário da corte egípcia, apaixonou-se pelo mordomo de seu marido, o famoso e santo José do Egito. Quando ele a desprezou, por ser puro de coração e fiel ao seu amo, Madame ficou indignada, agarrou-lhe o manto e começou a gritar que José havia tentado estuprá-la, etc. O rapaz foi para a prisão e lá ficou uns 12 anos, ajudando todos os que sofriam ali dentro. Graças à interpretação do sonho do copeiro do Faraó, José conseguiu sair da prisão para interpretar os sonhos do Faraó. Como recompensa recebeu o maior cargo do Egito, tornando-se a segunda pessoa daquele país. Como vocês vêem, ao contrário da mídia atual, mulher safada e adúltera não dá IBOPE na Bíblia, por isso a gente tem de falar mais de José, sua vítima, do que dela mesma. (Gênesis 39-41))



























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA