sábado, 8 de dezembro de 2012

Pastor Cláudio Morandi -CONFISSÃO E ARREPENDIMENTO


Mensagens da Palavra de Deus


CONFISSÃO E ARREPENDIMENTO com Irmão Joaquim José Feijó Xavier


E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus. João 3: 14-21.
O capítulo 3 do evangelho de João é uma benção. Encontramos aqui o Senhor Jesus falando com Nicodemos, e fala de imediato sobre o novo nascimento (João 3:3). Mas neste capítulo temos vários ensinos e no trecho que lemos podemos ver o Senhor Jesus Cristo começando a indicar sobre a Sua e a nossa morte com Ele na cruz por meio da atração, compare o versículo 14 com João 12:32. Podemos ver ainda pontos que o Senhor Jesus falando: sobre Vida eterna; o amor de Deus; julgamento; salvação; crer ou fé; amor; luz e trevas etc. E temos também sobre a prática da nova vida ou vida eterna, ou substituição de vida no versículo 21.
Neste versículo 21, temos a questão da manifestação das obras. Leiamos Efésios 2:10, ideal seriamos ler o capítulo 2 inteiro e o 3, leia depois em casa e veja o que Deus quer fazer com sua igreja. Deus quer nos tornar um com Ele, vejamos João 17:20-23 e romanos 8:29, ou seja uma questão de substituição de vida, ou novo nascimento, ou vida regenerada. Assim como trouxemos a imagem do que é terreno devemos agora trazer a imagem do celestial, leiamos I Corintios 15:49. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, traremos também a imagem do celestial.
Mas como se dá esta manifestação? Ou a manifestação deste novo homem criado segundo Deus, Efésios 4:24. Neste capítulo 4 de Efésios podemos ver o caminho. Versículo 17 – “não mais andeis como os gentios na vaidade dos seus próprios pensamento ; versículo 22 e 23 – “...vos despojeis...” ; “..vos renoveis no espírito do vosso entendimento.” Ou seja a substituição da nossa mentalidade terrena para termos a mentalidade do Cabeça que é Cristo. Não vivo eu mas Cristo vive em mim, Gálatas 2:20. E o que é mudança de mentalidade ou mente? É “metanóia”, ou seja, arrependimento. O arrependimento na língua grega se expressa por duas outras palavras: “Meta” e “Noian”; sendo que “Meta” é a transformação e “Noian” é mente, gosto, sentimento, emoção, decisão, aborda todo isto aqui no termo “noian”, vontade está envolvido ai, é mudança disto tudo na pessoa.
Então vamos entrar agora no tema do nosso estudo que é sobre Confissão sem arrependimento. C. H. Spurgeon fez um sermão no qual tratava de sete pessoas que fizeram confissão de pecado, dizendo “...pequei...” porém com resultados diferentes.
1º) o pecador endurecido - Faraó: "eu pequei" - Exodo 9:27.
2º) o homem dúbio - Balaão: "eu pequei". Num. 22:34.
3º) o homem insincero - Saul : "eu pequei"; I Samuel 15:24.
4º) o penitente duvidoso - Acã: "eu pequei"; Josué 7:20.
5º) o arrependimento de desespero - Judas: "eu pequei"; Mateus 27:4.
6º) o arrependimento do santo - Jó: " eu pequei ". - Jó 7:20.
7º) a confissão abençoada - o pródigo: "eu pequei". Lucas 15:18.
Faraó, Balaão, Saul, Acã e Judas são exemplos que ficaram registrados na bíblia e que são de arrepiar, homens que diante de Deus, tomaram a decisão de não mudar de mente, ou seja, de se arrepender. A situação destes homens mostram a seriedade de uma vida sem o arrependimento.
Mas graças a Deus que é Ele que nos concede o arrependimento.
É o Senhor que nos concede o arrependimento. Vejamos em Atos 11:18  Ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Assim, pois, Deus concedeu também aos gentios o arrependimento para a vida. Neste versículo vemos que foi Deus concedeu ao gentios o arrependimento, semelhantemente como aos judeus, quando Pedro pregou no dia de pentecoste, leiamos Atos 2:37-39  E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
E o que é arrependimento?. Sabemos que esta palavra no original “metanoia”, que é a composição de duas outras palavras “meta” e “noian”. “Meta” é mudança e “noian” é mente, vontade, desejo.
Arrependimento deveria ser uma mudança radical de como pensamos, se eu pensava de um modo agora não penso mais deste modo. Arrependimento é o início da pregação do evangelho, começando com João Batista e com o Senhor Jesus, vejamos Mateus 3:2 e 4:17; Marcos 1:4; 1:15; 6:12; Lucas 5:32; 24;47; Atos 2:38; 3:19; 17:30; 26:20. Portanto a base para pregação do evangelho começa pelo arrependimento, Leia em casa a passagem de Mateus 21:28 a 32 e vejam a diferença entre concordar e arrepender-se.
Na realidade Deus começa falando sobre arrependimento deste o início do novo testamento, como podemos ver nas passagens citadas no parágrafo anterior e vai até apocalipse falando sobre arrependimento. Deus espera do homem o arrependimento e é Deus mesmo que nos leva ao arrependimento. Leiamos Romanos 2:4; II Coríntios 7:8 a 10; II Timóteo 2:25; Vejamos Deus também em apocalipse esperando o arrependimento dos homens e também da sua igreja. Apocalipse no capítulo 2 os versos 15;16;21;22, capítulo 3:3; 3:19. No final dos tempos, quando Deus enviar o castigo das pragas do apocalipse Deus espera o arrependimento, mas os homens não irão arrepender-se, vejamos os versos 9:20-21; 16:9-11.
O coração do homem é enganoso, é obstinado, mas graças a Deus que nos conduz ao arrependimento, pelo lavar renovador e regenerador da Sua Palavra.
O salmista experimentou esta mudança de vida, Salmo 1:1-2; 119:71 e tanto outros na Palavra de Deus experimentaram está experiência de arrependimento. Romanos 12:2  E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Amém.      
                                                                            Irmão Joaquim José Feijó Xavier



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA