domingo, 18 de novembro de 2012

DIA DOS NAMORADOS - O VERDADEIRO AMOR


O ser humano recebeu de Deus a capacidade de amar. Deus é amor e Ele nos ordena a amar.

“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus, e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. (I João 4:7 a 8).

Em Cantares, o livro do romance de Deus pela sua Igreja, vemos o amor entre um casal apaixonado: Salomão e a Sulamita, aprovando inteiramente o romance. “Em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho, não é sem razão que te amam”. (Cantares 1:4). Nestes versos a noiva sulamita (igreja) e o noivo (Cristo) marcam um encontro amoroso: a grande afeição de Salomão levou-o a convidar a sulamita para sua mesa de banquete (intimidade). O amor protetor de seu amante a fez sentir-se à vontade nesse novo ambiente: na presença do Rei (Cristo) “conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis, nem deporteis o amor, até que este o queira.” (Cantares 2:7).

Esta expressão era um aviso para não forçar o desenvolvimento do amor as mulheres da corte, para não suscitar prematuramente as paixões sexuais, afirmando a castidade antes do casamento. Como você comunica o amor? Que aspecto o amor tem nos seus relacionamentos? Que aspecto o amor deveria ter no seu romance?

Pois para o casal que está noivando ou já casou é importante e necessário haver quatro tipos de demonstração de amor:
- Epithumia: desejo sexual Gênesis 3:16 ...o teu desejo será para o teu marido...
-Eros: o amor romântico. Cantares 1:2 “beija-me com os beijos da tua boca.”
-Phileo: amizade: “em todo o tempo ama o amigo...” Prov. 17:17
-Ágape: o amor incondicional. Romanos 5:8

Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” Estes 4 tipos de amor vão completar o seu relacionamento amoroso em Cristo. Pois sem Cristo, sem a vida dele em nós, no nosso espírito, não somos capazes de amar incondicionalmente ninguém, pois seu amor por nós é ágape, não merecemos, mas mesmo assim Ele nos amou eternamente. E não só nos amou, mas nos atraiu na cruz, no seu corpo para perdemos o velho homem e ganharmos uma nova vida, a vida de novas criaturas, para amarmos como Ele nos amou.

Muitos relacionamentos fracassam por que começam de forma errada: a pessoa pensa em se casar e ser feliz. Esta é uma demonstração de grandioso egoísmo. Devemos nos casar para fazer o outro feliz, e assim amando seremos amados, sem esperar nenhuma recompensa em troca. O amor é tão importante para Deus que Ele o converteu na marca característica do seu povo. Em João 13:35, Jesus disse: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” Amar um ao outro é prova de que somos cristãos.

 O amor tem dois lados: precisamos de ambos:
1- Dar amor é o lado de ação e independe de sentimento, pois é um mandamento de Deus.
 2- Receber amor é o lado do sentimento, mas não deve ser cobrado muito menos exigido, conquiste sinceramente e você será amado.

O romance retrata de forma equilibrada como Deus chama a alma: o ser amado não é obrigado a responder, mas assim o faz porque deseja. O namoro não é descrito na Bíblia. No entanto ele está sujeito aos princípios gerais de Deus como: “não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos.” (II Cor. 6:14). É preciso examinar a si mesmo quanto às escolhas e estar debaixo da vontade de Deus. Buscar relacionamento com Deus em primeiro lugar, e amar o casamento porque é uma ordenança, a fim de fugir da impureza. O Senhor chama você para ter um relacionamento de amor e um compromisso com Ele, para suprir sua maior carência, que é Dele mesmo. E dependa do Senhor para ter um relacionamento de amor e romance com aquele ser que Ele mesmo te presenteou. Feliz namoro e casamento abençoados por Cristo! Amém!

Autora: Cidinha Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA